A Fundação Bracara Augusta em parceria com a Câmara Municipal de Braga; a Universidade do Minho; a Arquidiocese e o Cabido Primacial de Braga; a Junta de Freguesia de Lamas e a entidade Museus e Monumentos de Portugal organizaram um Ciclo de Encontros com o Património que irá percorrer os espaços museológicos da Mamoa de Lamas; Fonte do Ídolo; Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa; Escola Velha da Sé; Termas Romanas do Alto da Cividade; Domus e Cloaca do Ex. Albergue Distrital I Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva e o Museu Pio XII.
Trata-se de um ciclo de sete visitas guiadas aos espaços patrimoniais com enfase na fase Pré-Romana e Romana, e que estando associada ao “Passaporte Património” pretende mobilizar as famílias e interessados pelo património para o conhecimento do nosso legado cultural.
Itinerarium bracarense – visitas guiadas ao património latino
Antiga Bracara Augusta existentes no edifício da biblioteca; fazer um enquadramento dos vestígios encontrados no local aquando da construção da biblioteca, depositados atualmente no Museu D. Diogo de Sousa e ver a cloaca romana localizada no piso menos um do edifício, em acesso restrito ao público, assim como alguns vestígios resultantes da construção de casas romanas (domus).
BLCS I André Antunes "Communitas Bracarensis" (Mestrado em Estudos Clássicos pela Universidade de Coimbra e Doutorado em Estudos da Religião pela Universidade Católica Portuguesa)
Adultos e crianças a partir dos 10 anos.