Film Club Waves of Youth | Caminhos do Cinema Português
A venda termina em breve
Acabado de adicionar!

Film Club Waves of Youth | Caminhos do Cinema Português

Film Club Waves of Youth | Caminhos do Cinema Português | 29 de novembro | Auditório do Pavilhão Desportivo Municipal

Por Município de Coruche

Data e hora

sex, 29 de nov de 2024 21:30 - 23:30 WET

Localização

Pavilhão Desportivo Municipal De Coruche

Auditório do Pavilhão Municipal 2100 Coruche Portugal

Acerca deste evento

  • O evento dura 2 horas

A próxima sessão do film club, a 29 de novembro, contará com uma extensão do festival Caminhos do Cinema Português, numa projeção que terá o melhor da edição de 2024, que acontece dias antes em Coimbra. Esta será uma oportunidade única de conhecer e apreciar alguns dos mais recentes trabalhos de cinema português, numa seleção de curtas-metragens que exploram diferentes géneros e formas de expressão artística.

A sessão começa com Percebes, um filme de animação de Alexandra Ramires e Laura Gonçalves. Com o mar e um Algarve urbano como pano de fundo, acompanhamos o ciclo completo da vida de um molusco. Desde a sua formação até ao prato, a animação explora a ligação entre a natureza, a tradição e as comunidades que habitam esta região costeira, permitindo uma reflexão sobre os ciclos da vida e a relação do ser humano com os mesmos.

Seguindo-se, teremos Uma Mãe Vai à Praia, um drama de Pedro Hasrouny, que coloca em cena Teresa, uma mãe solteira, que passa um dia na praia com o filho de seis anos, Benji, e a irmã Marga, que regressa a Portugal para as férias de verão. O que parecia ser um dia tranquilo transforma-se num teste às tensões familiares, com as constantes comparações da irmã sobre as conquistas do filho e as críticas a Benji.

A sessão segue com Enxofre, uma curta-metragem de ficção de Karen Akerman e Miguel Seabra Lopes, “um filme sobre o signo da infância e o flerte com a morte, sobre o poder máximo e revigorante da amizade que ignora fronteiras, quaisquer que sejam elas, e sobre um tanto de coisa que ainda estamos por descobrir” nas palavras da realizadora Karen Akerman.

Por fim, será exibido Iris, um filme de animação de João Monteiro. A história segue um homem que começa a sofrer de uma doença oftalmológica que ameaça mudar a sua vida para sempre. Desesperado, ele recorre a uma cirurgia que acaba por falhar, e a partir daí, é arrastado para um estado de frustração e alienação. Uma reflexão profunda sobre a perceção da realidade e os limites da experiência humana.

A sessão decorrerá no Auditório Municipal de Coruche, às 21h30, e promete ser uma noite enriquecedora, com uma seleção diversificada e envolvente do cinema português contemporâneo.

PERCEBES

ANI / 11’ / 2024 / Alexandra Ramires, Laura Gonçalves

Com o mar e um Algarve urbano como pano de fundo, seguimos um ciclo completo da vida de um molusco especial chamado PERCEBES. No percurso da sua formação até ao prato, cruzamos diferentes contextos que nos permitem compreender melhor esta região e aqueles que nela habitam.

UMA MÃE VAI À PRAIA

FIC / 15’ / 2024 / Pedro Hasrouny

Teresa, mãe solteira, passa um dia na praia com o filho de seis anos, Benji, e a irmã Marga, que regressa a Portugal para as férias de verão. O dia torna-se stressante com os constantes comentários da irmã sobre as conquistas do filho e as críticas a Benji.

ENXOFRE

FIC / 14’ / 2024 / Karen Akerman, Miguel Seabra Lopes

A solidariedade infantil é mais forte do que a morte.

IRIS

ANI / 15’ / 2024 / João Monteiro

Um homem começa a sofrer de uma estranha doença oftalmológica que ameaça os alicerces da sua vida. Decide recorrer a uma operação cirúrgica mas o insucesso desta arrasta-o para a frustração e o desespero. No momento de maior alienação, quando parece que a estranheza envolveu tudo o que o rodeia, descobre que talvez os alicerces do seu mundo sejam mais profundos do que pensava, que talvez haja beleza e poesia na forma como o mundo se revela aos seus olhos.

Mais informações em wavesofyouth.com

Organizado por