JORDI SAVALL E HESPÈRION XXI no Festival das Artes QuebraJazz
Concerto JORDI SAVALL E HESPÈRION XXI no 16º Festival das Artes QuebraJazz
Data e hora
Localização
Colina De Camões
11A Alameda Pedro e Inês Jardins da Quinta das Lágrimas 3040-387 Santa Clara PortugalPolítica de reembolsos
Acerca deste evento
- O evento dura 2 horas 30 minutos
JORDI SAVALL E HESPÈRION XXI
Concerto de Música Clássica / Musica Antiga
«El Jardín de las Hespérides»
Encuentros de Folías, Danzas & Glosados
Del antiguo mundo al oriente y al nuevo mundo
HESPÈRION XXI
Xavier Díaz-Latorre, guitarra
Andrew Lawrence-King, harpa barroca espanhola
David Mayoral, percussão
Jordi Savall, viola da gamba (Barak Norman, Londres ca. 1690) e direcção musical
Con el apoyo del Departament de Cultura de la Generalitat de Catalunya y del consorcio Institut Ramon Llull
O DESCONTO "early bird" está activo de dia 7 de Fevereiro até 31 de Maio 2025 (inclusive) por €27,00 (+ taxas de gestão online).
A partir de dia 1 de Junho 2025 o bilhete inteiro custa €30,00 (+ taxas de gestão online).
O programa que Jordi Savall (direcção e viola da gamba) e três músicos do Hespérion XXI, invocando o Jardim das Hespérides, trazem a estes outros Jardins da Quinta das Lágrimas promete-nos uma incandescente sucessão de “encontros”, o tema deste Festival das Artes QuebraJazz.
O núcleo estruturante é desde logo a folia, a dança popular de origem portuguesa que, assimilada pelo repertório polifónico ibérico do Renascimento, viria, na sua ligação constitutiva com o discurso das variações ornamentais em ostinato, a beneficiar de uma luminosa posteridade (posteridade que encontra o seu momento culminante no Barroco… mas que chega a Liszt e Rachmaninov).
O percurso do concerto começa de resto por alguns exemplos eloquentes da assimilação inicial (incluindo um indispensável excerto do Trattado de glosas de Diego Ortiz).
O que se segue é, porém, já iluminado pelo fogo dos encontros com outros “mundos”: encontro da música ibérica com outras tradições (a herança sefardita, as práticas ameríndias, a componente africana, a tradição inglesa), mas também encontro da folia com outras danças (as canarias, a morisca ou perra mora, a guaracha do México, a cachua do Perú).
Dois dos momentos memoráveis tê-los-emos decerto nos excertos do Codex de Trujillo e nas esplendorosas glosas Todo el mundo en general de Francisco Correa de Arauxo.
O Hespèrion XXI é um grupo internacional de música antiga. Formado em 1974 na Basileia, Suiça pelo diretor musical catalão Jordi Savall (viola da gamba e instrumentos de cordas), Monserrat Figueras (soprano), Lorenzo Alpert (flauta e percussão) e Hopkinson Smith (instrumentos de corda). É um agrupamento especialmente conhecido pelos seus estudos de música antiga espanhola de entre o século XVI e XVII.
Com o seu lendário agrupamento Hespèrion XXI, Jordi Savall reuniu um grupo de músicos excepcionais - cada um especialista nas complexidades de instrumentos históricos - para dar vida a composições centenárias.
Jordi Savall é uma das personalidades musicais mais versáteis e envolventes da sua geração. Durante mais de cinquenta anos resgatou jóias musicais da obscuridade da negligência e do esquecimento e devolveu-as ao público, para que todos as pudessem desfrutar.
Enquanto investigador, o incansável Jordi Savall dedicou sua carreira a reviver e a interpretar o vasto repertório de música antiga. A sua profunda compreensão dos contextos históricos e o seu virtuosismo na viola fazem dele um luminar no mundo da performance de época. Gravou e lançou mais de 230 discos abrangendo repertórios de música medieval, renascentista, barroca e clássica, com especial enfoque na herança musical hispânica e mediterrânica, recebendo inúmeros prémios e distinções como o Midem Classical Award, o International Classical Music Award e um Grammy.
Jordi Savall é considerado um viajante do tempo, um aventureiro que viaja pelo mundo, um estudioso incansável, um artista virtuoso e um líder de conjunto visionário.
“A magical musician.” — WASHINGTON POST
“Here, finally, was a man worth celebrating. Savall is not only a performer of genius but also a conductor, a scholar, a teacher.”—The New Yorker
16º Festival das Artes QuebraJazz | Mensageiros
De 15 de Julho a 30 de Agosto 2025 em Coimbra, Portugal
Festival de Verão realizado no Anfiteatro ao ar-livre Colina de Camões, nos Jardins da Quinta das Lágrimas, nas Escadas Quebra Costas e em diversos locais da região de Coimbra.
O Festival das Artes QuebraJazz reafirma a sua ambição de se tornar uma referência a nível nacional e internacional no âmbito dos festivais de Verão ao ar livre, não esquecendo a intenção de vir a constituir-se como uma âncora de turismo cultural que ajude à promoção da Cidade de Coimbra e da Região Centro de Portugal.
Com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra
Encontre todas as informações em www.festivaldasartes.com e em wwww.quebrajazz.pt
Siga-nos no Facebook do Festival das Artes e no Instagram @festivaldasartes