JORDI SAVALL E HESPÈRION XXI no Festival das Artes QuebraJazz

JORDI SAVALL E HESPÈRION XXI no Festival das Artes QuebraJazz

Concerto JORDI SAVALL E HESPÈRION XXI no 16º Festival das Artes QuebraJazz

Por Fundação Inês de Castro

Data e hora

qui, 24 de jul de 2025 21:00 - 23:30 WEST

Localização

Colina De Camões

11A Alameda Pedro e Inês Jardins da Quinta das Lágrimas 3040-387 Santa Clara Portugal

Política de reembolsos

Reembolsos até 7 dias antes do evento

Acerca deste evento

  • O evento dura 2 horas 30 minutos


JORDI SAVALL E HESPÈRION XXI

Concerto de Música Clássica / Musica Antiga


«El Jardín de las Hespérides»

Encuentros de Folías, Danzas & Glosados

Del antiguo mundo al oriente y al nuevo mundo


HESPÈRION XXI

Xavier Díaz-Latorre, guitarra

Andrew Lawrence-King, harpa barroca espanhola

David Mayoral, percussão

Jordi Savall, viola da gamba (Barak Norman, Londres ca. 1690) e direcção musical


Con el apoyo del Departament de Cultura de la Generalitat de Catalunya y del consorcio Institut Ramon Llull


O DESCONTO "early bird" está activo de dia 7 de Fevereiro até 31 de Maio 2025 (inclusive) por €27,00 (+ taxas de gestão online).

A partir de dia 1 de Junho 2025 o bilhete inteiro custa €30,00 (+ taxas de gestão online).


O programa que Jordi Savall (direcção e viola da gamba) e três músicos do Hespérion XXI, invocando o Jardim das Hespérides, trazem a estes outros Jardins da Quinta das Lágrimas promete-nos uma incandescente sucessão de “encontros”, o tema deste Festival das Artes QuebraJazz.

O núcleo estruturante é desde logo a folia, a dança popular de origem portuguesa que, assimilada pelo repertório polifónico ibérico do Renascimento, viria, na sua ligação constitutiva com o discurso das variações ornamentais em ostinato, a beneficiar de uma luminosa posteridade (posteridade que encontra o seu momento culminante no Barroco… mas que chega a Liszt e Rachmaninov).

O percurso do concerto começa de resto por alguns exemplos eloquentes da assimilação inicial (incluindo um indispensável excerto do Trattado de glosas de Diego Ortiz).

O que se segue é, porém, já iluminado pelo fogo dos encontros com outros “mundos”: encontro da música ibérica com outras tradições (a herança sefardita, as práticas ameríndias, a componente africana, a tradição inglesa), mas também encontro da folia com outras danças (as canarias, a morisca ou perra mora, a guaracha do México, a cachua do Perú).

Dois dos momentos memoráveis tê-los-emos decerto nos excertos do Codex de Trujillo e nas esplendorosas glosas Todo el mundo en general de Francisco Correa de Arauxo.



O Hespèrion XXI é um grupo internacional de música antiga. Formado em 1974 na Basileia, Suiça pelo diretor musical catalão Jordi Savall (viola da gamba e instrumentos de cordas), Monserrat Figueras (soprano), Lorenzo Alpert (flauta e percussão) e Hopkinson Smith (instrumentos de corda). É um agrupamento especialmente conhecido pelos seus estudos de música antiga espanhola de entre o século XVI e XVII.


Com o seu lendário agrupamento Hespèrion XXI, Jordi Savall reuniu um grupo de músicos excepcionais - cada um especialista nas complexidades de instrumentos históricos - para dar vida a composições centenárias.


Jordi Savall é uma das personalidades musicais mais versáteis e envolventes da sua geração. Durante mais de cinquenta anos resgatou jóias musicais da obscuridade da negligência e do esquecimento e devolveu-as ao público, para que todos as pudessem desfrutar.

Enquanto investigador, o incansável Jordi Savall dedicou sua carreira a reviver e a interpretar o vasto repertório de música antiga. A sua profunda compreensão dos contextos históricos e o seu virtuosismo na viola fazem dele um luminar no mundo da performance de época. Gravou e lançou mais de 230 discos abrangendo repertórios de música medieval, renascentista, barroca e clássica, com especial enfoque na herança musical hispânica e mediterrânica, recebendo inúmeros prémios e distinções como o Midem Classical Award, o International Classical Music Award e um Grammy.

Jordi Savall é considerado um viajante do tempo, um aventureiro que viaja pelo mundo, um estudioso incansável, um artista virtuoso e um líder de conjunto visionário.


“A magical musician.” — WASHINGTON POST


“Here, finally, was a man worth celebrating. Savall is not only a performer of genius but also a conductor, a scholar, a teacher.”—The New Yorker

16º Festival das Artes QuebraJazz | Mensageiros

De 15 de Julho a 30 de Agosto 2025 em Coimbra, Portugal

Festival de Verão realizado no Anfiteatro ao ar-livre Colina de Camões, nos Jardins da Quinta das Lágrimas, nas Escadas Quebra Costas e em diversos locais da região de Coimbra.


O Festival das Artes QuebraJazz reafirma a sua ambição de se tornar uma referência a nível nacional e internacional no âmbito dos festivais de Verão ao ar livre, não esquecendo a intenção de vir a constituir-se como uma âncora de turismo cultural que ajude à promoção da Cidade de Coimbra e da Região Centro de Portugal.

Com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra


Encontre todas as informações em www.festivaldasartes.com e em wwww.quebrajazz.pt

Siga-nos no Facebook do Festival das Artes e no Instagram @festivaldasartes

Organizado por

Desconto de compra antecipada