JUN KANNO & TOKIWAZU MOZIBEI V no Festival das Artes QuebraJazz
Concerto para Piano e Shamisen por Jun Kanno e Tokiwazu Mozibei V no 16º Festival das Artes QuebraJazz
Data e hora
Localização
Colina De Camões
11A Alameda Pedro e Inês Jardins da Quinta das Lágrimas 3040-387 Santa Clara PortugalPolítica de reembolsos
Acerca deste evento
- O evento dura 2 horas 30 minutos
Jun Kanno e Tokiwazu Mozibei V
« Piano e Shamisen: o encontro do Japão com a Europa »
Tokiwazu Mozibei V, shamisen
Jun Kanno, piano
PROGRAMA
W. A. Mozart Sonata em lá maior KV 331 (piano)
I Andante Grazioso
II Menuetto
III Alla turca - Allegretto
F. Liszt
São Françisco d’Assis -A pregação aos pássaros (piano)
(excerto de « Duas legendas »)
C. A. Debussy
Estampas (piano)
- Pagodes
- Uma noite em Granada
- Jardins debaixo de chuva
Tokiwazu (peça tradicional) Matsu No Hagoromo (shamisen)
Tokiwazu (peça tradicional) Ryogoku Sannin Namayoi (shamisen)
S. Rachmaninoff Vocalise (shamisen e piano)
Tokiwazu Mozibei V
Alface e Sal
Tendência de arrefecimento
Gato
Circuito lírico
(excertos das ”Sete peças pequenas para piano piano e shamisen”)
Michio Miyagi Haru no umi (Mar de primavera)
(shamisen e piano)
-------
O DESCONTO "early bird" está activo de dia 7 de Fevereiro até 31 de Maio 2025 (inclusive) por €22,00 (+ taxas de gestão online).
A partir de dia 1 de Junho 2025 o bilhete inteiro custa €25,00 (+ taxas de gestão online).
O pianista Jun Kanno é formado pela Universidade de Toho, em Tóquio, e foi convidado por Olivier Messiaen e Yvonne Loriod para ir para Paris, onde estudou com Messiaen no Conservatoire National Supérieur de Musique de Paris. Aqui ganhou o Premier Prix em piano e música de câmara e foi também premiado por unanimidade com o Diplôme supérieur d’exécution pela École Normale de Musique de Paris.Foi nomeado assistente de Germaine Mounier e completou os estudos com Vlado Perlemuter e Gyorgy Sebok.
Laureado em vários concursos internacionais, Jun Kanno tocou com a Orquestra Sinfónica de Munique, Orquestra de Câmara de Berlim, Orquestra Nacional de Cracóvia, Orquestra de Câmara de Salzburgo, Orquestra de Câmara de Praga, Orquestra Sinfónica NHK, Filarmónica do Japão e Orquestra Nacional Coreana.
Jun Kanno vive em Paris, onde deu vários recitais no Théâtre des Champs-Elysées e na Salle Gaveau. É regularmente convidado a atuar em Londres (St. John), Roma (Teatro Ghione), Genebra (Studio Ansermet), Salzburgo (Schloss Mirabell), Tóquio (Suntory Hall), Bruxelas, Barcelona, Florença e outras importantes salas. Na música de câmara, Jun Kanno foi um artista convidado regular do Quarteto Mozarteum de Salzburgo e toca regularmente com o Quarteto de Cordas de Viena. Werner Hink, Pierre Amoyal, Vladimir Mendelssohn, Bruno Pasquier, Martin Lovett e Frank Stadler têm sido parceiros seus em música de câmara. De 1996 a 2007 Jun Kanno foi professor na Escola de Música Juan Pedro Carrero em Barcelona, onde as suas capacidades pedagógicas foram muito apreciadas. Instituições de prestígio como a Scuola di Musica di Fiesole, o Conservatoire Royal na Bélgica, a Hartford University e a Toho School of Music convidam-no regularmente. Jun Kanno é frequentemente convidado como jurado em competições internacionais (Londres, Porto,
Messiaen-Paris) e leciona master classes em todo o mundo. As suas gravações incluem obras que vão de Bach a Messiaen.
Tokiwazu Mozibei V é músico mestre de shamisen e voz. Nasceu em 1961 como o primeiro filho de Tokiwazu Mozibei IV. Estudou música no estilo Tokiwazu com o seu pai e o seu tio-avô e formou-se em 1984 na Faculdade de música da Universidade Nacional de Belas Artes e de Música de Tóquio (atual Universidade de Artes de Tóquio). O seu avô concedeu-lhe o nome Mozibei em 1996, tornando-se a quinta geração a ser Mozibei. Tokiwazu Mozibei V apresenta-se regularmente no Kabuki-za e em produções de teatro kabuki em todo o Japão como concertino de shamisen no estilo Tokiwazu. É igualmente
conhecido como compositor de vários estilos, manifestando interesse pela fusão artística e misturando o shamisen tradicional com a música clássica ocidental ou o rock. Mozibei é também instrutor mestre de tokiwazu shamisen e voz, lecionando em diversos lugares, incluindo a Universidade de Tóquio. Em 2008, foi nomeado Enviado Cultural do Japão pela Agência para Assuntos Culturais do Governo Japonês e tem participado ativamente em performances, criação musical e palestras em institutos de pesquisa internacionais. Em 2010 foi galardoado com o 66º Prémio da Academia do Japão, o mais prestigiado prémio nacional para artistas japoneses, pelo seu excelente trabalho como intérprete no teatro kabuki e pela sua ampla atividade de criação e de performance.
16º Festival das Artes QuebraJazz | Mensageiros
De 15 de Julho a 30 de Agosto 2025 em Coimbra, Portugal
Festival de Verão realizado no Anfiteatro ao ar-livre Colina de Camões, nos Jardins da Quinta das Lágrimas, nas Escadas Quebra Costas e em diversos locais da região de Coimbra.
O Festival das Artes QuebraJazz reafirma a sua ambição de se tornar uma referência a nível nacional e internacional no âmbito dos festivais de Verão ao ar livre, não esquecendo a intenção de vir a constituir-se como uma âncora de turismo cultural que ajude à promoção da Cidade de Coimbra e da Região Centro de Portugal.
Encontre todas as informações em www.festivaldasartes.com e em wwww.quebrajazz.pt
Siga-nos no Facebook do Festival das Artes e no Instagram @festivaldasartes