A Orquestra do Hot Club de Portugal propõe-se recriar a emblemática peça de Duke Ellington, “Black, Brown and Beige”, tendo como convidada Selma Uamusse para uma atuação com a direção de Pedro Moreira.
Black, Brown and Beige é uma obra de jazz escrita por Duke Ellington para o seu primeiro concerto no Carnegie Hall, a 23 de janeiro de 1943. Conta a história dos afro-americanos e foi a ousada tentativa do compositor de modificar preconceitos sobre raça, de elevar a reputação do jazz americano ao nível da música clássica europeia e de desafiar a América a viver de acordo com seus princípios fundadores de liberdade e igualdade para todos.
A peça está dividida em três andamentos:
Black. A Work Song, com o espiritual Come Sunday and Light.
Brown. O segundo andamento, também tem três partes que são West Indian Influence, Emancipation Celebration e The Blues.
Beige. O terceiro, retrata o afro-americano dos anos 1920/30.
Selma Uamusse é uma cantora moçambicana que se destaca pela sua carreira multifacetada, abrangendo vários géneros musicais, e pelas suas fortes influências da música tradicional moçambicana.
A Orquestra do Hot Clube de Portugal, anteriormente denominada Big Band do Hot Clube de Portugal, surgiu em 1991, reunindo alguns dos melhores músicos de jazz nacionais.
No concerto de estreia no Teatro São Luiz, em Lisboa, foi dirigida por Zé Eduardo, tendo vindo a ser dirigida desde então por Pedro Moreira.