Jamaika - José Sarmento Matos,

Jamaika - José Sarmento Matos,

Um retrato profundo e sensível da vida no Bairro da Jamaica, um espaço carregado de histórias.

By Leica Store & Gallery Porto

Select date and time

Tuesday, February 25 · 10 - 10:30am WET

Location

Leica Store & Gallery Porto

48 Rua de Sá da Bandeira 4000-427 Porto Portugal

About this event

Jamaika de José Sarmento Matos, oferece-nos um retrato profundo e sensível da vida no Bairro da Jamaica, um espaço carregado de histórias e amplamente conhecido pelas capas de Jornais e inúmeras notícias de que foi alvo ao longo dos anos.

Oficialmente conhecido como Bairro de Vale de Chícharos, na margem sul do rio Tejo em Portugal, o Bairro da Jamaica tornou-se um símbolo controverso das tensões sociais e das dinâmicas culturais que marcam o país.

Iniciado com o objetivo de criar um documentário que registasse a vida no bairro, o realojamento das pessoas que lá habitavam e a demolição do mesmo, rapidamente este projeto se transformou em algo bem maior. Jamaika é uma narrativa visual que combina humanidade e reflexão social, deu origem a um livro com o mesmo nome e tem sido objeto de várias exposições.

José Sarmento Matos dá-nos a conhecer não o bairro per si, mas sim as pessoas que lá habitavam, é sobre elas que este projeto incide. Sobre a vida que tinham, as suas alegrias, as suas lutas, os seus desejos e sonhos, as suas frustrações e tristezas. Sobre as desigualdades e preconceitos de que eram alvo, sobre as suas famílias, sobre viver em comunidade, sobre um passado que está ainda hoje muito presente, sobre o futuro. O futuro destas pessoas, o futuro do bairro, mas principalmente o futuro da sociedade, que convive com tantos “Bairros da Jamaica” diariamente.

Para esta exposição, entendemos que, mais do que mostrar o bairro e as dificuldades de quem lá vivia, deveríamos sim celebrar a força e resiliência dos seus habitantes e incitar à reflexão e empatia de quem vê estas fotos. Os desafios sociais e culturais a que estavam constantemente expostos despertam-nos para um diálogo sobre questões como a inclusão, identidade ou pertença, da força das comunidades marginalizadas, desafiando-nos, enquanto público, a uma compreensão mais ampla e inclusiva da diversidade social em Portugal.

Jamaika é assim muito mais do que um registo fotográfico do Bairro da Jamaica, é um convite à reflexão sobre os evidentes contrastes que caracterizam a nossa sociedade e sobre como lidamos com eles.

Organized by